Raça Santa Gertrudis completa 70 anos no Brasil 

Congresso Internacional será realizado no mês de novembro e dezembro 

01/09/2023 às 09:23 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

A raça Santa Gertrudis completou 70 anos que chegou ao Brasil e a data foi comemorada durante o lançamento do Congresso Internacional do Santa Gertrudis, durante a 46ª Expointer 2023 na última terça-feira (29), no Parque Assis Brasil, em Esteio/RS. 

O evento foi também um momento para comemorar o lançamento da revista que marca os 70 anos da chegada da raça ao país. “É um momento muito importante para a raça, pois estamos comemorando não só a sua chegada, mas também o motivo pelo qual ela se desenvolveu tão bem em nosso país, os resultados satisfatórios que traz para os criadores e o impacto significativo na indústria da carne brasileira”, ressalta o criador e presidente da Associação Brasileira do Santa Gertrudis, Gustavo Barretto.

O Congresso traz informações e números sobre a evolução no melhoramento genético da raça, bem como sobre a excepcional produção de fêmeas nelore, os chamados F1. “O Congresso conta com uma programação muito especial e técnica, além de apresentar gado de muita qualidade. Nada melhor que um evento dessa envergadura para comemorar os 70 anos da raça no Brasil”, disse o coordenador do programa Geneplus Maury Dorta. 

Congresso Internacional 
O Congresso Internacional do Santa Gertrudis será realizado entre os dias 26 de novembro e 11 de dezembro, reunindo participantes de mais de 10 países em um roteiro itinerante, apresentando os resultados obtidos da genética Santa Gertrudis nos diferentes desafios do Brasil.

Premiação 
No julgamento da raça, duas propriedades fizeram a dobradinha nos grandes campeonatos. Destaque para a Fazenda Santa Maria, localizada em Tijucas, Santa Catarina, que conquistou o título de Grande Campeã com o animal de número 1450, da linhagem GOLD, e a reservada com Peppa AF, da Linhagem Paterna Levi da Taquari e materna El Chaco 53. 

No grande campeonato de machos, a Cabanha 53 do Rio Grande do Sul também conquistou as duas primeiras colocações, com o grande campeão Usurpador 53 e o reservado Viking 53, ambos da mesma Linhagem Paterna de Levi da Taquari e materna El Chaco 53.

Além da Santa Maria e da Cabanha 53, também entraram na pista os animais da Fazenda Dona Iria e do Sítio Vô Arnaldo.

Com informações e foto da assessoria 
 


Últimas Notícias